Tricampeã: Andrade Gutierrez conquista Prêmio Valor Inovação mais uma vez

Ir para o conteúdo
Parcerias

Tricampeã: Andrade Gutierrez conquista Prêmio Valor Inovação mais uma vez

SINICON
Publicado por COMUNICAÇÕES em GESTÃO · 9 Agosto 2022
Líder do ranking de construtoras brasileiras em Inovação, a Andrade Gutierrez (AG) ganhou, no dia 26/07, o Prêmio Valor Inovação Brasil 2022, oferecido pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy& – consultoria estratégica da PwC. Neste ano, o levantamento foi pautado pelo tema “5G e a revolução nos modelos de negócio” e analisou empresas de referência no mercado em 25 setores diferentes. Pelo segundo ano consecutivo, totalizando três premiações (2019, 2021 e 2022), a AG foi reconhecida pela sua expertise técnica, que tem encontrado na Inovação formas de se fortalecer com o uso de soluções e tecnologias da Engenharia 4.0, como o BIM (Building Information Modeling).   

“A Inovação é um dos pilares da nossa estratégia juntamente com a Excelência Operacional, Engenharia de Valor e Compliance, formando assim os alicerces da nossa companhia, que se reinventa a cada dia, buscando fomentar e incentivar o ecossistema de inovação no nosso setor, além de promover a mudança e o fortalecimento da Engenharia do Brasil”, destaca João Martins, presidente da Andrade Gutierrez Engenharia.   

Impulsionada pela transformação digital, a empresa está otimista com a aplicação do 5G nos canteiros de obras e acredita que a novidade vai abrir caminhos para o melhor aproveitamento de diversas tecnologias, inclusive as já utilizadas em campo, como drones para o levantamento topográfico, operação de veículos não tripulados, além de aplicativos e software de gestão logística. “A conectividade com equipamentos, materiais e pessoas trará dados e estatísticas em tempo real que serão úteis na redução de custo das obras, aumento de produtividade e tomada de decisões, tornando a nossa indústria muito mais automatizada, conectada e monitorada”, ressalta Martins.

Cultura de Inovação  

Pioneira na implementação da Inovação Aberta (Open Innovation) no setor, a AG criou, em 2018, a primeira aceleradora de Construtech do Brasil: o Vetor AG. “Dessa forma, inserimos nossa companhia no ecossistema de inovação, trazendo soluções inovadoras para dentro da empresa”, explica o Gerente de Inovação, André Medina. O programa ultrapassou mil conexões recentemente e, até o final deste ano, vai abrir seleção para o seu 5º ciclo. Em 2021, foram selecionadas oito startups para atender diversos desafios da Engenharia 4.0 nas obras em execução pela AG e na área corporativa da empresa, incluindo análises preditivas de riscos por meio da tecnologia, automação e gestão remota das construções, soluções inovadoras com práticas sustentáveis, dentre outros.

“Além disso, estimulamos a colaboração e troca de informações entre diferentes áreas e obras da empresa, gerando aprendizados sobre melhorias e inovações aplicadas. As inovações criadas internamente são compartilhadas com os nossos parceiros, ampliando o ambiente de colaboração e alavancando a nossa Engenharia. Isso só é possível porque a estrutura da empresa e alta gestão facilita a comunicação entre os diversos níveis hierárquicos e reconhece os profissionais pelas suas iniciativas. Assim, fomentamos a inovação em toda nossa cadeia de valor, impactando clientes, fornecedores e parceiros”, continua Medina.   

AG + Digital  

Ao longo dos últimos anos, a AG tem promovido a digitalização da sua cadeia de valor, tornando a sua engenharia mais digital, como explica o Diretor de Planejamento Empresarial, Excelência Operacional e Inovação da companhia, Guilherme Pinto. “Elevamos a AG ao mesmo patamar de outras indústrias que já fizeram esse movimento migratório para a indústria 4.0. Somos pioneiros no desenvolvimento da Engenharia 4.0, ao aplicarmos as soluções do Vetor AG para potencializar as metodologias da Excelência Operacional e BIM, oferecendo um produto inovador e único no mercado. Além disso, estamos digitalizamos toda cadeia de valor de Gestão de Contratos desde o processo de geração de Relatórios Diários de Obra (RDO) até a assinatura digital”, comenta.  


 Modelo 3D da Usina Termelétrica GNA 2, obra em execução pela AG


O uso do BIM tem contribuído para que a empresa supere grandes desafios do setor, como, por exemplo, em projetos com modelo de contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction), que, geralmente, demandam um gasto elevado de horas na busca por informações. A digitalização e integração destas ao modelo digital 3D possibilita o alinhamento e planejamento das atividades desde o início do projeto. A tecnologia permite que os clientes acompanhem todas as etapas da obra em tempo real, facilitando a comunicação entre as partes envolvidas, além de proporcionar mais assertividade quanto à utilização de recursos, promovendo a otimização dos resultados, produtividade e cumprimento dos prazos.  

O BIM está presente em diversos projetos em execução pela AG atualmente, como usinas termelétricas, ferrovias, complexos solares e demais obras estratégicas para o desenvolvimento da infraestrutura, energia, óleo e gás e mobilidade urbana, nacionais e internacionais. Seu uso está incorporado às rotinas de Excelência Operacional da companhia, fundamentadas em um sistema de gestão sólido e robusto, referência no mercado: o Sistema AG de Excelência (SAGE).


Uso do BIM faz parte das rotinas operacionais das equipes


Soluções customizadas

Reconhecida por oferecer as melhores soluções de Engenharia para cada desafio proposto pelo mercado, a AG tem a expertise de desenvolver soluções tecnológicas ou fazer parcerias com empresas inovadoras - através da inovação aberta - atendendo às especificidades de cada projeto, além de potencializar tecnologias já existentes. É o caso do 4.ZERO: novo caminhão não tripulado, desenvolvido em parceria com a Volvo e a ACR Brasil, que pode ser operado remotamente dentro de uma distância de até 2km, com a tecnologia mais precisa, segura e confiável do mercado.


Novo caminhão não tripulado permite operação remota mais segura


A operação remota é possível por meio de um rádio controle com acionamento por joystick, que se comunica rapidamente com toda a mecânica integrada ao caminhão. Além disso, o controlador conta com um cockpit completo, instalado fora da área de operação, composto por telas e sistemas de som de última geração que transmitem imagens, alertas e sinais luminosos, sonoros e de vibração da operação. A tecnologia é ideal para empreendimentos de mineração e construção pesada.


AG desenvolveu uma cabine completa fora da área de operação



Ao longo de 73 anos de tradição e presente nas maiores obras de engenharia do País, a AG acumula os principais prêmios, certificações e reconhecimentos do mercado nas áreas de Inovação, Transformação Digital e Compliance do setor, que ressaltam a cultura da empresa baseada na ética e transparência, promovendo entregas de projetos de alta performance com Excelência.




Rua DEBRET, nº 23, 12º andar, Salas 1201 a 1207
Bairro Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20.030-080
Telefone: (21) 2210-1322
e-mail: sinicon@sinicon.org.br

SCS - Edifício Ceará - Quadra 1, bloco E, nº 30 - Salas 801 ,802, 813 e 814
Plano Piloto - Brasília - DF
CEP 70303-900
Telefone.: (61) 3223 3161
e-mail: brasilia@sinicon.org.br
SIGA-NOS:
Voltar para o conteúdo