Deloitte lança hub para fomentar ecossistema de infraestrutura e projetos de capital

Ir para o conteúdo
Parcerias

Deloitte lança hub para fomentar ecossistema de infraestrutura e projetos de capital

SINICON
Publicado por Deloitte em INFRAESTRUTURA · 28 Outubro 2022
A Deloitte lançou um hub de Infrastructure & Capital Projects, durante o primeiro encontro do Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital. O hub é resultado de uma parceria da Deloitte com a SingularityU e Learning Village para ajudar as corporações, executivos e empreendedores a entender melhor o impacto de tecnologias exponenciais e antecipar tendências, além de prepará-los para agir, se reinventar e navegar melhor pelo futuro.

A ideia é fomentar um ecossistema diante da necessidade de atualização constante num cenário de transformação digital, inclusive por meio de compartilhamento de experiências e aprendizados.

As empresas também apresentaram a pesquisa "Produtividade e oportunidades para a cadeia de construção. Conduzido pela Deloitte, com apoio de diversas organizações do setor, o estudo, inédito no país, apresentou sob diversos ângulos os desafios em produtividade enfrentados pela cadeia de construção, a partir de seus três grandes estressores: o desafio de eficiência, a desconexão da cadeia e a capacidade de digitalização e aplicação de tecnologia e inovação para o ganho de produtividade. Veja o estudo aqui.

"Esse estudo faz uma importante contribuição ao mostrar que ser produtivo nesse setor, no ambiente digital e regulatório atual, é mais do que fazer mais com menos. É ativar a cadeia de modo inteligente, em uma relação sinérgica com uma rede de provedores que irão agregar agilidade, inovação, qualidade e sustentabilidade aos projetos", explica Giovanni Cordeiro, diretor de Pesquisas da Deloitte.

O evento ainda promoveu uma discussão em que foram apresentados os avanços do Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0 (ProEC 4.0). Iniciativa conjunta da ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), do Instituto de Engenharia, do SINICON (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura) e da Deloitte, o ProEC 4.0 tem o objetivo de alçar o setor de engenharia e construção brasileiro à liderança global em competitividade e produtividade ao estimular, fomentar e prover pesquisas e desenvolvimentos de inovações tecnológicas para as atividades do setor, e disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico.

Um dos objetivos do ProEC é implantar o Núcleo de Engenharia & Construção em Sorocaba (NECSOR), um canteiro experimental que será instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) para a demonstração das tecnologias em um ambiente que simula as condições de uma obra industrial. No evento, foram apresentados o ambiente digital e a maquete eletrônica do núcleo. O canteiro terá demonstrações para visitantes do uso de tecnologias digitais 4.0 que, aplicadas e integradas, poderão resolver problemas reais de negócios.

Durante o evento, foram realizadas mesas redondas em que foram discutidos os desafios e caminhos para alavancar a produtividade em projetos e engenharia e construção. Também foi debatido como a tecnologia pode alavancar a inovação na construção industrial e qual a importância do ecossistema para o setor de infraestrutura. Participaram especialistas da Deloitte e de diversas organizações parcerias, como HSM, Mosaic, Sterlite Power, Vale, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Beneficência Portuguesa, Rumo, CCR, Andrade Gutierrez, ABEMI, MCTI, Instituto de Engenharia, Trutec e PTS.

O Fórum de Produtividade em Infraestrutura e Projetos de Capital é uma série de quatro de eventos, promovidos pela Deloitte, que apresentará novas abordagens para o aumento da produtividade em projetos de capital, em toda a operação, no país. Os próximos três eventos vão abordar a infraestrutura industrial, a governamental e a imobiliária. As datas desses encontros ainda serão definidas.



Rua DEBRET, nº 23, 12º andar, Salas 1201 a 1207
Bairro Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20.030-080
Telefone: (21) 2210-1322
e-mail: sinicon@sinicon.org.br

SCS - Edifício Ceará - Quadra 1, bloco E, nº 30 - Salas 801 ,802, 813 e 814
Plano Piloto - Brasília - DF
CEP 70303-900
Telefone.: (61) 3223 3161
e-mail: brasilia@sinicon.org.br
SIGA-NOS:
Voltar para o conteúdo