5 benefícios de um monitoramento de TI eficaz para o seu negócio

Ir para o conteúdo
Parcerias

5 benefícios de um monitoramento de TI eficaz para o seu negócio

SINICON
Publicado por Dia Online em NEGÓCIOS · 19 Julho 2021
Dia Online
19/07/2021, 15h24

Atualmente, o mundo empresarial moderno é totalmente dependente das tecnologias para funcionar e ter resultados positivos. Afinal, são diversos recursos e ferramentas que possibilitam o trabalho de forma mais otimizada e com mais qualidade.

E as empresas que necessitam das tecnologias para entregar os produtos e serviços, ou aquelas que incluíram a tecnologia em seus processos não podem ficar sem o monitoramento de TI.

Este processo é indicado para todas as empresas que precisam controlar e garantir o funcionamento da infraestrutura tecnológica de forma rápida e eficaz e pode trazer diversos benefícios para os negócios. Saiba mais!
O que é o monitoramento de TI
O monitoramento de TI inclui todas as ações para acompanhar todos os processos e tarefas que envolvem a tecnologia da informação de uma empresa, maximizando a função e segurança de todos os equipamentos e serviços. Empresas de qualquer porte podem ser beneficiadas com este conjunto de ações, mas muitas não sabem o quão necessárias são.

Seja um departamento interno da empresa ou utilizando um serviço de uma empresa terceirizada, a área de TI tem um papel muito importante na administração da empresa, pois garante a segurança e eficácia de toda a infraestrutura tecnológica.

Realizar o monitoramento de TI e de rede pode evitar diversos problemas, detectando antes mesmo que aconteçam, desde conexão de rede lente até falhas graves de segurança, além de trazer diversos benefícios estratégicos para a empresa, incluindo redução de custos e vantagem tecnológica.

Benefícios do monitoramento de TI
1 - Segurança
Realizar o monitoramento de TI pode reforçar a segurança dos dados, softwares e equipamentos da empresa. Afinal, falhas e violações de segurança podem ocorrer, sendo detectadas de forma precoce, tomando medidas protetivas e preventivas para evitar vazamento ou perda de dados da empresa.

Quando a empresa investe em monitoramento da infraestrutura de TI, possui mais ferramentas de monitoramento de rede para gestão de riscos e proteção extra das informações e dados delicados, como informações financeiras, dados pessoais de colaboradores, fornecedores, clientes, entre outros.

Por ter uma proteção extra de dados, a empresa também está cada vez menos suscetível a imprevistos jurídicos após um vazamento de dados sensíveis, como informações pessoais de clientes, por exemplo. Diversas empresas já tiveram que enfrentar processos jurídicos por conta de invasão e vazamento de dados, o monitoramento de TI auxilia não só na segurança dos equipamentos da empresa, mas também da rede e informações que estejam armazenadas em seus sistemas.

2 - Controle e visibilidade
Monitorar de forma adequada a infraestrutura de TI pode trazer o controle tanto da rede quanto dos softwares e equipamentos que compõem todo o parque tecnológico da empresa.

Assim, é possível saber a qualidade e funcionamento de todas as peças que compõem a infraestrutura de TI, monitorando as condições de uso e possibilitando o planejamento estratégico de avaliações preventivas, reparos ou substituições, para que as pausas sejam minimizadas e falhas sejam evitadas de forma preventiva.

O monitoramento também proporciona compreender a capacidade da infraestrutura tecnológica, quais ativos estão sendo usados de forma correta, quais estão sendo subutilizados ou superutilizados. Realizar um monitoramento de TI de sucesso em sua empresa pode auxiliar no planejamento técnico e estratégico, aumentando o desempenho de tarefas por utilizar as ferramentas corretas e de forma adequada.

3 - Redução de custos
O monitoramento de TI também ajuda no controle e redução de custos, pois garante o bom funcionamento da infraestrutura tecnológica, evitando pausas que podem resultar em prejuízos, reduzindo a chance de ataques à segurança dos dados, evitando a perda de equipamentos ou custos elevados de reparo e evitando gastos desnecessários com sistemas e softwares.

4 - Incorporar novas tecnologias
Além de controlar toda a infraestrutura já existente na empresa, o monitoramento de TI pode ajudar na incorporação de novas tecnologias, desde a fase de planejamento e pesquisa, até a fase de implementação.

Como a tecnologia avança diariamente, com novos recursos sendo disponibilizados todos os dias, realizar este acompanhamento pode proporcionar a incorporação de novas tecnologias que irão otimizar mais ainda o trabalho da empresa, de forma estratégica e segura, de acordo com as necessidades e rotina do negócio.

5 - Vantagem competitiva
Por fim, ter total controle da infraestrutura de TI pode trazer uma vantagem competitiva da empresa se comparado com seus concorrentes. Afinal a empresa estará menos suscetível a pausas por causa de falhas em sistemas ou violação de segurança e irá realizar seus processos com rapidez e qualidade.

Assim, poderá investir seus recursos de forma mais adequada, contando com novas tecnologias para sair à frente de seus concorrentes, vantagem muito desejada no mercado global.



Tel: (61) 3223-3161
E-mail: comunicacao@sinicon.org.br
Endereço: SCS - Edifício Ceará - Qd 1,
Bloco E, nº 30 - 8º Andar Sala 801 - Plano
Piloto - Brasília - DF/ CEP: 70303-900
Lugan Soluções Web
Desenvolvimento - Lugan Soluções Web
SIGA-NOS:
Voltar para o conteúdo